Se a sua empresa já possui uma presença na web, você saiba que as chances dela estar diante de um grande território cheio de clientes em potencial são muito maiores do que você imagina. Longe de ser apenas uma ferramenta com o objetivo final de vender ou comercializar seus produtos para potenciais compradores, as ferramentas de análise de dados mostram que o verdadeiro valor de um site está nos bastidores.

Existem diversas ferramentas de análise de dados que podem detectar quem está visitando o seu site, a que horas visitaram, de onde estão visitando, quanto tempo gastam em cada página entre varias outras informações.

Dependendo dos objetivos da sua empresa, estas análises podem oferecer dados cruciais com indicadores de desempenho que ajudam nas horas de decisões das grandes negócios

diz o Dr. Aleksej Heinze, co-diretor do Centro de Negócios Digitais da escola de negócios da Universidade de Salford.

 

Rastreando Seus Visitantes

Indiscutivelmente a ferramenta de análise mais conhecida e amplamente utilizada para análises de dados complexos  é o Google Analytics. Este serviço gratuito oferecido pelo Google rastreia nos mínimos detalhes a forma como os usuários interagem com os sites. Se você possui um e-commerce esta ferramenta pode te mostrar quantas pessoas estão comprando, o exato momento em que elas decidem abandonar ou não a decisão de adquirir um determinado produto ou serviço, permitindo que você realize alterações em suas estratégias de marketing. Há também uma riqueza de conteúdos com treinamentos gratuitos e vídeos on-line que ajudam a compreender as diversas formas de se usar esta ferramenta reunindo insights sobre os tráfegos em seu website acumulando essas informações para campanhas de marketing direcionadas e decisões de negócios críticas.

O Open Web Analytics é uma ferramenta gratuita e oferece muitas das funções fornecidas pela plataforma do Google, bem como a adição de mapas de calor (heatmap), que mantém os guias sobre onde os visitantes clicam nos sites e também podem gravar os movimentos do mouse para que você possa ver quantos dos seus visitantes seguem e clicam em suas divulgações. O Clicky é uma das poucas ferramentas que realmente concorrem com o Google Analytics. Toda a análise de dados no Clicky é realizada em tempo real, não é necessário esperar para gerar os relatórios que você precisa. O Church Analytics também fornece dados em tempo real. Perfeito para quem foge dos gráficos complexos, ele possui uma interface amigável que pode ser menos assustador para iniciantes que pretendem dar os seus primeiros passos.

Utilizar estas ferramentas de análise ajuda a identificar em que momento os clientes ficam desencorajados indicando exatamente aonde o dono do site deve realizar os devidos ajustes, seja em mensagens, ofertas de produtos ou algo bem mais simples como clique aqui ou fotos. Toda essa informação que é recolhida também tem sido importante para atrair investidores, mostrando uma consistente informação destes dados que mostram como entendemos o perfil dos nossos clientes e a forma como eles interagem e se comportam.

 

Acessos através dos SmartPhones

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), cerca de 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet através do celular. Esse comportamento tem demonstrado que os sites desktops das empresas em geral tem diminuído o desempenho de visitas aumentando as taxas de rejeição. Daí a importância do site ser responsivo para sua empresa. Normalmente clientes em potencial não estão dispostos a esperar que um site demore muito a carregar.

A maioria dos sites possuem necessidades diferentes e, portanto, exigem que sejam adicionados recursos diferentes para atingir o sucesso de seu negócio. Por exemplo, um e-commerce que vende produtos eletrônicos pode precisar de algum tipo de recurso de controle de seu inventário para garantir que os itens listados estejam realmente disponíveis no seu estoque. Independentemente das necessidades de um site ou sistema, um recurso crucial é ter um layout responsivo.

 

Já pensou como aproveitar estas informações?

Normalmente quando se começa a utilizar estas análises de dados observando esses gráficos fica meio confuso em saber como utilizar toda essa informaçãoAntes de qualquer coisa é extremamente importante ter um objetivo. Qual o publico alvo? Quais as formas de atraí-los? É crucial deixar todas essas informações destacadas, principalmente quando for especificar algum desconto especial em links do tipo clique aqui. Estas táticas são muito eficazes gerando um possível aumento nos seus acessos e consequentemente nas taxas de conversões em vendas.

Um método já testado e bastante confiável para colocar os dados das análises em prática é o teste A/B. As empresas fazem duas versões de uma página da web, com variados detalhes, e usam dados analíticos para ver qual deles provam ser o mais eficaz. Se o cliente ficar mais tempo em uma versão ou adquirir algum produto/serviço nele, você atingiu o seu objetivo.

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Otimize sua empresa e tenha “Um Olhar digital”


Bruno Martins

Software Engineer Founder and Partner WHN HOST and Exclusive System Teacher